Fantásticas fábricas de chapéu pelo mundo!

É incrível, estamos em 2017 e o título deste post fala em “fábricas de chapéu pelo mundo”. Sim, apesar de não ser mais um artigo obrigatório do guarda roupa, o chapéu tem uma legião de apaixonados pelo planeta, e estes fãs possibilitam que a paixão continue.

Porém, agora o chapéu é muito mais uma questão de atitude, é fashionista e trás junto dele muitas vezes a marca da pessoa que o veste.

Seguem aqui, as principais fábricas de chapéu do planeta:

Nos Estados Unidos destaca-se a Dorfman Pacific , empresa localizada na Califórnia com mais de 90 anos de atuação e tão forte no segmento, que possui diversas marcas de linhas de chapéus, entre elas Stetson Hats e Scala Hats.

Na Austrália a Akubra fez tanta fama que popularizou um estilo, que hoje chamamos de Australiano. Estilo este que é basicamente um chapéu de forasteiro, de aba larga, bem próximo do nosso universo country.

Passando pela Europa, a Itália quando se fala em moda é parada obrigatória. A Borsalino está aberta deste 1857 e seu produto é item essencial em chapelarias da Europa deste então. Sua fama é tão grande, que muitas pessoas no Brasil identificam o chapéu de aba curta como Chapéu Borsalino até hoje.

Aqui na América do Sul também temos fábricas antigas, mas nenhuma tão antiga quanto a Lagomarsino da Argentina, que está de portas abertas desde 1891. Muito forte na linha de feltro, em razão do clima do país que por ser mais frio gera bastante demanda para este segmento.

No Equador a tradicionalíssima Homero Ortega destaca-se no segmento do Chapéu Panamá, especialidade de país. Eles tem todo o know-how artesanal de trabalho da palha Panamá e produzem chapéus de exportação. É possível adquirir produtos de sua coleção que tem trama tão bem feita que o chapéu enrola, ficando quase do tamanho de um charuto, e pode ser guardado dentro de caixas apropriadas.

E no Brasil também temos fábrica muito tradicionais e que estão no mesmo nível das grandes internacionais. O destaque fica para a Pralana e para a Marcatto.

A primeira nasceu da fusão da antiga fábrica de chapéus Prada e da Lanobrasil, uma empresa especializada em lãs. Esta expertise permitiu a empresa ter uma linha diferenciada principalmente nos chamados chapéus de massa (feltro) e especialmente no segmento de chapéus country. A sua localização também é estratégica, em Limeira/ SP, região que fica muito próxima dos principais eventos de rodeio do país.

Já a catarinense Marcatto se notabilizou por ter uma linha muito diversificada e trabalhar bem com chapéus de palha e feltro. Anualmente eles renovam a linha e são conhecidos por trazerem muitas novidades. As duas principais marcas brasileiras e outras consgradas como Rio Branco e San Doná você encontra no nosso mariachapeu.com.br.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários em “Fantásticas fábricas de chapéu pelo mundo!

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: